Doença Zika

Nos últimos dias a Doença Zika vem sendo muito comentada e pesquisada em todos os meios de comunicação. Mas no entanto esta doença gera muitas duvidas e perguntas, como O que é a Zika? Como é transmitida? Quais são os seus sintomas? Esta doença é igual a Dengue? Neste artigo vamos tirar todas as dúvidas sobre essa nova doença!

– O que é a Zika?

A Zika é um vírus derivado da família dos Flaviviridae, do gênero Flavivirus este vírus foi descoberto em macacos no ano de 1947 em Uganda somente em 1954 a doença foi constatada em humanos.

– Como é transmitida?

A Doença Zika, também conhecida como Vírus Zika é transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue o Aedes Aegypti.

– Quais são os seus sintomas?

Esta doença além de ser transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue possui sintomas muitos parecidos, porém de uma forma mais branda. Seus principais sintomas são Febre, Manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, garganta e articulações, náuseas e mialgia.

olhot_de_zika

 

virus_dengue_zika_farmacia_roselis

 

Qual é o tratamento?

O tratamento para esta doença é muito mais fácil do que o tratamento para Dengue. Muitos especialistas relatam que após 2 ou 3 dias a cura é espontânea, porém existem algumas medidas que devem ser tomados. Essas medidas são as mesmas para a prevenção da Dengue, Chikungunya e Febre Amarela, pois o mosquito transmissor é o mesmo.

Devemos armazenar lixo em sacos plásticos bem fechados; manter as caixas d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações fundamentais e contribuem para evitar a disseminação do vírus transmissor da doença.

 

Desta forma todos contribuem para o extermínio do mosquito transmissor de muitas doenças!

Dra. Aline Fragoso

CRF. 40.132

Fone: (11) 2965-7300

e.mail: farm@roselis.com.br