Uso Racional de Medicamentos

Você sabe utilizar corretamente os medicamentos?

Muitas pessoas não fazem o uso racional de medicamentos. Mas nós realmente sabemos com utilizar corretamente os medicamentos?!

Para a Organização Mundial da Saúde o Uso Racional de Medicamentos é quando o paciente recebe medicamentos apropriados para as suas condições clínicas, em doses e período adequado e ao menor custo. Sabemos que a realidade não é essa em nosso pais. Temos medicamentos com diversas apresentações (doses e quantidade de comprimidos) e principalmente variados valores.

Alguns estudos indicam que esses são alguns motivos para que a população não utilize racionalmente os medicamentos. A presença do Farmacêutico em qualquer estabelecimento de saúde é muito importante, pois ele tem todas as informações necessárias para orientar o paciente do melhor horário para tomar o medicamento, como ele deve armazenar o medicamento e principalmente o que deve fazer caso tenha sobra de medicamentos após o período de seu tratamento.

O Farmacêutico é o melhor profissional que pode orientar uso racional de medicamentos, quais são seus efeitos colaterais os efeitos desejados. Na hora de comprar seu medicamento exija a presença do Farmacêutico para orientar os seguintes pontos:

1) Qual é o melhor horário para tomar o medicamento?

2) Onde devo armazenar o medicamento?

3) Quais são os efeitos colaterais do medicamento?

4) O que fazer caso o tenha sobra do medicamento?

5) Como devo realizar o descarte do medicamento após o seu vencimento?

Essas são algumas perguntas que devemos fazer quando vamos comprar qualquer medicamento na Farmácia e assim iremos fazer o uso racional dos medicamentos.

 

 

Para mais informação entre em contato com uma de nossas Farmacêuticas!

 

Dra. Rozélis Ap. Lopes

CRF 10.234

E.mail: farm@roselis.com.br

Fone: 2965-7300